Mais quedas de árvores foram registradas neste domingo (24) pelo Corpo de Bombeiros em Uberlândia. Os incidentes causaram danos materiais e transtornos no trânsito de alguns bairros da cidade. Ninguém ficou ferido. Segundo a corporação, as ocorrências são reflexo das chuvas deste sábado (23), quando houve registros de outros exemplares caídos, além de ruas alagadas, acidentes de trânsito e rompimento de fio de média tensão na cidade.
Conforme os Bombeiros, uma árvore de grande porte foi arrancada pela raiz e caiu em cima de três carros estacionados em uma praça no Bairro Santa Maria, na manhã deste domingo. Não havia pessoas dentro dos veículos no momento da incidente, na manhã deste domingo. A ocorrência foi na Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães.
Moradores da região relataram que as árvores do local são antigas e que outro exemplar, há algum tempo, já caiu por causa das chuvas. Segundo o sargento Eduardo Venâncio, da Polícia Militar de Meio Ambiente, que estava próximo ao local no momento do incidente neste domingo, a instabilidade da planta pode ter sido a causa da queda. "A árvore tinha pouca raiz e muita folha e a chuva de ontem pode ter deixado ela mais frágil. Porque na hora que caiu hoje não estava ventando nem chovendo".
A Prefeitura de Uberlândia informou que desde o início da chuva, neste sábado (23), está mobilizada por meio de várias secretarias municipais para garantir a segurança e o bem-estar da população. As equipes do Horto Municipal, bem como da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran), seguem nas ruas para a retirada de árvores e desobstrução de vias. A equipe do Horto já atendeu cerca de 10 ocorrências em diversos pontos da cidade.
Emei
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação também foi acionada para atender a uma queda de árvore na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do Bairro Luizote de Freitas, na manhã deste domingo. Foi relatado aos Bombeiros que uma árvore do pátio da instituição havia caído em cima de uma sala de aula.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Uberlândia, um galho caiu no local, mas não vai refletir nas aulas desta segunda-feira (25).
Trânsito
Outras cinco ocorrências de queda de árvores que bloquearam vias de Uberlândia foram registradas pelo Corpo de Bombeiros neste domingo. Na Rua Elmiro Gonçalves Pinto, no Bairro Cazeca, um exemplar caiu na pista e bloqueou o trânsito nesta madrugada. Conforme os Bombeiros, isso causou alguns acidentes, sem pessoas feridas.
Uma árvore caída em via pública próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santa Luzia também atrapalhou trânsito. Os Bombeiros receberam relatos de motoristas de ônibus sobre a dificuldade de passar pelo local na manhã deste domingo.
Ainda houve interrupção parcial do trânsito por causa de árvores caídas na Rua Matheus Vaz, no Bairro Luizote de Freitas; na Rua Vitalino Rezende do Carmo, no Bairro Saraiva, próximo ao hotel San Diego; e na Rua Hércules, no Bairro Jardim Brasília, onde uma árvore foi arrancada pela raiz.