Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Auxílio Emergencial: governo envia SMS até terça para quem teve benefício cancelado

REDAÇÃO INTEGRA

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

Entre esta segunda (21) e terça-feira (22), o Ministério da Cidadania vai enviar mensagens por SMS para quem teve o Auxílio Emergencial cancelado alertando sobre a possibilidade de contestação da interrupção ou a necessidade de devolução por ter recebido sem ter direito ao benefício. Devem receber o aviso cerca de 1,2 milhão de pessoas.

Esses beneficiários foram identificados pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como indevidos - durante o período de pagamento do benefício, passaram a receber um segundo benefício assistencial do governo, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, conseguiram um emprego ou tinham renda incompatível com o recebimento do auxílio ou posse de bens de alto valor.

Quem receber a mensagem de texto poderá contestar a informação através do site da Dataprev até 31 de dezembro. Após este prazo, só será possível fazer a devolução do recurso.

Ao fazer a consulta no site da Dataprev, o trabalhador que teve o benefício negado vai receber uma mensagem informando o motivo. O Ministério da Cidadania divulgou uma lista dessas mensagens, e quais permitem que a contestação seja feita. Clique aqui para ver.

Caso a contestação tenha resultado positivo, o trabalhador vai receber o benefício no mês seguinte ao pedido.

Como devolver o dinheiro

Para fazer a devolução de valores pagos fora dos critérios estabelecidos na lei, é preciso acessar o site devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br e inserir o CPF do beneficiário.

Depois de preenchidas as informações, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU), e o cidadão poderá fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil, como a internet e os terminais de autoatendimento, além das agências.

 

Aproximadamente 197 mil pessoas já devolveram valores recebidos indevidamente, totalizando cerca de R$ 230 milhões em devoluções aos cofres públicos. O número representa as devoluções feitas pelo site e app do Auxílio Emergencial.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Todo mundo está falando disso. Mas sua empresa deveria entrar? Entenda como funciona o hype
04Set

Todo mundo está falando disso. Mas sua empresa deveria entrar? Entenda como funciona o...

Como separar tendência de modismo

No Dia Mundial da Alfabetização, Projeto Bi-Bi celebra legado nas escolas de Uberaba
04Set

No Dia Mundial da Alfabetização, Projeto Bi-Bi celebra legado nas escolas de Uberaba

Em sua reta final na cidade, iniciativa, que conta com a parceria da Smurfit Westrock, deixa bibliotecas revitalizadas...

Surdez em idosos: impactos e manejo multidisciplinar na terceira idade
04Set

Surdez em idosos: impactos e manejo multidisciplinar na terceira idade

A importância de um estilo de vida saudável para a saúde auditiva

Fachin retira do inquérito das fake news pedido de Moraes para investigar Mendonça
04Set

Fachin retira do inquérito das fake news pedido de Moraes para investigar Mendonça

POLÍTICA

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
CLINICA VIVARIS
Parceiro
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )