Polícia fez buscas pelo suspeito por 20 dias em matas da região de Cocalzinho de Goiás, até conseguir prendê-lo. Criminosos foi baleado e morreu após captura. Secretário de Segurança havia dito que ele é 'mateiro' e conhece muito bem a região.
A força-tarefa com 270 policiais fez buscas por Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos, suspeito de matar uma família em Ceilândia, no DF, por 20 dias até conseguir capturá-lo. O homem acabou baleado e morreu durante a operação, em Águas Lindas de Goiás, nesta segunda-feira (28).
Ao longo das buscas, a força-tarefa monitorou as cidades de Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas de Goiás, onde Lázaro teria passado por dentro de matas.
Foram usados helicópteros, dezenas de viaturas, cães farejadores, drones com visão térmica, rádios especiais com alcance de 30km e antenas amplificadoras de sinal para encontrar o fugitivo.
Apesar de todo aparato tecnológico, o suspeito conhecia bem as matas da região, onde nasceu e foi criado. Ele era considerado "mateiro", segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, o que dificulta as bus
Veja o que se sabe e o que ainda falta saber sobre as buscas e a investigação:
1. Quando ele foi capturado e como morreu?
Lázaro Barbosa morreu nesta segunda-feira (28) após ser capturado pela polícia, em Águas Lindas de Goiás. Ele foi baleado em troca de tiros com policiais, segundo a polícia. Até a última atualização desta reportagem, não haviam sido divulgados detalhes sobre como foi o confronto e como ocorreu a morte dele.
2. Quando e como ele fugiu?
Lázaro é suspeito de invadir uma chácara no Incra 9, em Ceilândia (DF), em 9 de junho, matar a tiros e a facadas um casal e dois filhos, além de roubar itens do local. Ele teria rendido o caseiro, o dono da propriedade e a filha dele.
Após o crime, empreendeu fuga por matas e rodovias, furtou carros, os incendiou e os deixou abandonados no meio do caminho.
3. Por onde ele fugiu?
O suspeito fugiu inicialmente por matas fechadas e cruzou a divisa entre o DF e Goiás. Depois furtou carro, andou pela rodovia BR-070, onde o incendiou e abandonou na pista.
Ele chegou a Cocalzinho em 11 de junho, segundo a polícia. Entrou no mato e tem fugido por córregos e rio, principalmente, para não deixar rastros.
4. Como descobriram que ele matou a família no DF?
Após os crimes contra a família no DF, Lázaro teria invadido uma outra chácara, no Incra 9, na mesma região. Ele ficou por quatro horas no local, fez as pessoas reféns, roubou o veículo e fugiu para Goiás. Depois dessa invasão, a polícia do DF passou a acreditar que ele fosse o principal suspeito de matar as quatro pessoas da mesma família.
5. Onde ele foi visto em Cocalzinho de Goiás?
Policiais e moradores relataram que viram Lázaro passar por várias fazendas da cidade, nos distritos de Girassol e Edilândia. Ele também foi reconhecido por pessoas que foram feitas reféns por ele.
6. O que diz a polícia sobre a caçada?
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, havia dito que Lázaro é "mateiro" e conhecia muito bem a região de Cocalzinho. Em algumas ocasiões, as equipes haviam dito ter chegado perto de pegá-lo, mas ele fugiu pela mata.
"Ele, além de ser um psicopata, é da região. É o que nós chamamos de 'mateiro', acostumado a se emburacar no mato. Ele deve ter outra motivação psicótica. Está muito focado em seguir na trajetória criminosa", disse Miranda
cas.
Fonte
