Cidade passa a contar com a primeira mineradora certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a distribuir o pó de basalto comercialmente em todo território nacional. Insumo pode diminuir custos e aumentar a produção agrícola.
O pó de basalto extraído do solo de Uberlândia já pode ser comercializado como insumo agrícola para todo o território nacional. O anúncio da certificação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ocorreu na tarde de quarta-feira (1º), no Centro Administrativo.
Rico nesse tipo de solo, de origem vulcânica, Uberlândia tem, agora, o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil, podendo se tornar um grande fornecedor do insumo. Segundo a Prefeitura, o pó de basalto é um remineralizador de solo com capacidade de baratear os custos e aumentar a produção agrícola.
"Não pesquisamos apenas para a soja, para a cana ou para o milho. Pesquisamos para o hortifrutigranjeiro, para a agricultura familiar. Fizemos um trabalho para os agricultores brasileiros, seja pequeno, médio ou grande produtor", disse o prefeito Odelmo Leão.
Ainda conforme o prefeito, a pesquisa sobre o pó de basalto avançará para outra etapa e avaliará os benefícios do produto na construção civil.
Autorizações para comercialização
O “Certificado de Registro de Estabelecimento” e o “Certificado de Registro de Produto” foram emitidos pelo Mapa à EcoBrix, primeira mineradora autorizada a explorar o produto. Com os testes iniciados em 2019, a empresa terá capacidade de produzir e escoar cerca de 300 toneladas de pó de basalto por dia.
Outra mineradora uberlandense, a BT Construções, também recebeu parecer favorável do Mapa para registro do pó de basalto como produto.
Solo rico
De acordo com a Prefeitura, Uberlândia tem mais de 16 mil hectares de basalto, que apresenta altas concentrações de cálcio, magnésio, potássio e silício. Em pó, o produto tem capacidade para aumentar o rendimento de produção entre 20% e 30%, segundo os estudos.
Fonte
