Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Deficiência de vitamina D pode desencadear várias doenças

Integra Notícias

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

À medida que envelhecemos, mais precisamos de vitamina D no organismo. A dermatologista Thalita Carlesso afirma que é a vitamina D a responsável pelo fortalecimento de ossos e dentes, prevenção da diabetes, também pela melhora do sistema imune, da saúde cardiovascular e do fortalecimento muscular, e a redução da inflamação do organismo e prevenção de doenças como esclerose múltipla e alguns tipos de câncer. “Baixos níveis dessa substância podem provocar o surgimento de doenças e enfraquecer o sistema imunológico da própria pessoa que acomete e destrói os tecidos saudáveis do corpo”. 

As fontes alimentares como peixes, salmão, sardinha, atum, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos, ovos, cereais, margarina, iogurtes e o leite, por exemplo, representam de 10 a 20% da vitamina necessária, o restante advém através do sol ou a ingestão de suplementos.

 

Protetor solar não bloqueia inserção da vitamina D 

A dermatologista salienta que a forma mais fácil de metabolizar a vitamina que está presente em alguns alimentos, é tomar sol. “O tempo necessário de exposição ao sol para que o organismo metabolize a Vitamina D é de 15 a 20 minutos, entre as dez horas da manhã até as três da tarde, porém quanto mais clara a pele, menos tempo precisa ficar ao sol; quanto mais escura a pele, mais tempo”, esclarece.  

Até pouco tempo achava-se que o protetor solar bloqueava a entrada de vitamina no organismo, porém uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia constatou que a utilização de protetores e bloqueadores solar e exposição leve ao sol, não afetam a capacidade de síntese da vitamina D.  

“Não é necessário deixar de passar protetor solar para absorver raios solares para produção da vitamina. O protetor solar deve ser utilizado diariamente para prevenir câncer de pele, queimaduras e fotoenvelhecimento. A síntese da substância depende de doses muito baixas de UVB em pequenas áreas do corpo, que podem ser absorvidas até através de roupas leves e pelo couro cabeludo”, esclarece. 

Níveis de vitamina adequados

De acordo com a recomendação da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, para pessoas saudáveis os níveis suficientes de vitamina D são > 20 ng/mL e para pessoas pertencentes ao grupo de risco entre 30 e 60 ng/mL. 

Quando os níveis de vitamina D encontram-se acima de 100 ng/mL é determinado que há risco de toxicidade e de hipercalcemia. “Doenças como esteatose hepática, cirrose, insuficiência pancreática, doença inflamatória, raquitismo e osteomalácia e doenças que cursam com inflamação no intestino podem levar à insuficiência ou deficiência de vitamina D, por isso, exames periódicos para avaliar se os níveis estão insuficientes ou deficientes são importantes. Se estiver abaixo do recomendado, o paciente precisará de acompanhamento médico”, esclarece. 

Idosos precisam de mais cuidados 

A dermatologista falou sobre a importância do banho de sol para os idosos. Ela explicou que a alguns por estarem acamados, ou por falta de mobilidade, diminuem o banho de sol. “A exposição diária ao sol ajuda a elevar os níveis de cálcio no organismo e previne que problemas, como a Osteoporose. Alguns precisam repor essa substância no organismo. Sem vitamina D suficiente, o corpo não pode absorver cálcio de maneira adequada, impedindo que as pessoas tenham ossos saudáveis e fortes, entre outros problemas”. 

Para os idosos, Thalita aconselha o uso de protetor solar, mesmo em dias nublados. “A pele do idoso é mais sensível, está mais exposta a queimaduras de sol, além disso está mais suscetível a câncer de pele”, ressalta.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Peça
18Abr

Peça "Além da Vida” chega a Uberlândia para apresentação única

Visto por de mais de duas milhões de pessoas em todo o país, espetáculo baseado na obra de Chico Xavier estará em...

Parabéns! 60 anos de Ricardo Nery
18Abr

Parabéns! 60 anos de Ricardo Nery

Aniversário

Banda Dire Straits Legacy fará show inédito em Uberlândia
18Abr

Banda Dire Straits Legacy fará show inédito em Uberlândia

A banda britânica apresenta na cidade a turnê For You South America Tour 2024, no dia 19 de abril, às 20h, no...

Por unanimidade, STF permite uso de traje religioso em foto de documento oficial
18Abr

Por unanimidade, STF permite uso de traje religioso em foto de documento oficial

Política

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )