Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Em evento com presidente Lula, Embraer assina acordo para produzir avião militar em Portugal

Integra Notícias

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

Avião de ataque leve foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da Otan.

A Embraer anunciou nesta segunda-feira (24) um acordo para produzir o avião militar A-29N Super Tucano em Portugal. Trata-se de um avião de ataque leve para atender aos requisitos operacionais da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a aliança militar ocidental.

O acordo foi anunciado em um evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.

Segundo a Embraer, a cooperação será entre a Embraer e as empresas aeroespaciais Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A.

Como é o A-29N do Super Tucano

O A-29N é uma versão do A-29 Super Tucano com equipamentos e funcionalidades na configuração da Otan e havia sido lançado pela Embraer no dia 12 de abril.

O objetivo, segundo a Embraer, é atender às necessidades de nações da Europa — a empresa quer se aproveitar do aumento dos gastos de defesa desses países por medo da Rússia após a invasão à Ucrânia.

Entre as funcionalidades, estão um novo datalink (tecnologia que permite a troca de informações simultâneas entre a aeronave, outra aeronave ou uma base no solo) e o single-pilot operation (quando apenas um piloto comanda o avião).

Conhecido por sua versatilidade, o A-29 Super Tucano pode ser usado para ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Além disso, consegue operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico, segundo a Embraer.

  • O avião tem preço estimado inicial de US$ 10 milhões (R$ 50 milhões), mas o valor sobe dependendo da configuração.
  • Tem velocidade máxima de 590 km por hora e pode alcançar uma altitude de 35 mil pés.
  • Além das funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado, devido à sua capacidade de simular missões de combate.

Segundo a Embraer, o avião é equipado com sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras de voz e dados.

Já foram entregues 260 unidades do A-29 Super Tucano em todo o mundo. Atualmente, a aeronave é usada por 15 diferentes forças aéreas, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Em Portugal, a Embraer também fabrica o cargueiro militar KC-390. Nesta segunda-feira (24), o presidente Lula viajou em um modelo vendido ao país europeu (veja abaixo).

Em 2019, o governo português disse que compraria cinco aeronaves de transporte militar KC-390 da Embraer e um simulador de voo por 827 milhões de euros. Países como Suécia e Colômbia recentemente também manifestaram interesse em comprá-lo.

 

Fonte

G1
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Professor do Gabarito participa de imersão científica no CERN, na Suíça
19Out

Professor do Gabarito participa de imersão científica no CERN, na Suíça

Selecionado para a Escola de Professores de Física no CERN, professor Danillo integrou grupo de 20 educadores...

Veja o que é #FATO ou #FAKE nas falas de Flávio Bolsonaro e Lula no debate da Band no 2º turno das eleições 2026
19Out

Veja o que é #FATO ou #FAKE nas falas de Flávio Bolsonaro e Lula no debate da Band no...

DEBATE BAND

Outubro Rosa: Mater Dei oferece desconto em mamografia para pacientes com pedido do SUS
16Out

Outubro Rosa: Mater Dei oferece desconto em mamografia para pacientes com pedido do SUS

Campanha da Rede Mater Dei amplia as possibilidades de acesso à mamografia e reforça a importância do diagnóstico...

Música “Vai Casar” é a nova aposta do cantor sertanejo Evandro Jr.
16Out

Música “Vai Casar” é a nova aposta do cantor sertanejo Evandro Jr.

Canção autoral já está disponível em todas as plataformas digitais.

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
CLINICA VIVARIS
Parceiro
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )