Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Escola Cívico Militar será implantada em Uberlândia

REDAÇÃO INTEGRA

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

A Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, localizada no bairro Morumbi, foi contemplada para fazer parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. A novidade será possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Governo Federal, com aprovação, por votação, da maioria da comunidade escolar (incluindo servidores que atuam no local e pais, por exemplo). O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, e permitirá à unidade escolar contar com um novo conceito de gestão nas áreas educacional, pedagógica e administrativa. Serão beneficiados cerca de 650 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que frequentam a unidade no turno da manhã.

“O modelo a ser implementado na Hilda Leão tem o objetivo de aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem. É uma conquista que agrega ainda mais valores de ética, cidadania, respeito e bom convívio social aos que já são incentivados pela equipe pedagógica da escola”, disse a secretaria de Educação, Tania Toledo.

A escolha da Hilda Leão se deu pelo fato de a escola contemplar todos os requisitos do programa, como atender entre 500 e 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental no turno da manhã. As seleções dos alunos para os próximos anos letivos continuarão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Educação, nos mesmos moldes das demais unidades da rede municipal de ensino.

O programa foi lançado pelo governo federal em 2019 e para ter acesso foi necessário que a Prefeitura manifestasse interesse em recebê-lo. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação foi notificada de que foi selecionada. A fim de cumprir todas as normas e de realizar o processo de forma democrática, a equipe gestora da Secretaria realizou todos os procedimentos necessários, como reuniões para apresentação do projeto e aprovação dos profissionais da unidade e da comunidade em geral. “Fizemos reuniões onde os servidores e sociedade tiveram direito de opinarem. Na reunião comunitária contamos com a participação de mais de 250 pessoas”, destacou Tania Toledo. Os encontros foram virtuais devido à situação da pandemia de Covid-19.

Segundo a secretária, a implantação do programa será gradativa e a escola funcionará em modelo híbrido, com professores e pedagogos tendo autonomia na elaboração e implantação dos processos didático e pedagógico. Quanto aos militares, eles atuarão em trabalho paralelo, contribuindo com a qualidade e melhoria do ensino de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e incentivando valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito. Participarão da iniciativa militares que compõem a reserva das Forças Armadas e que serão selecionados pelo Ministério da Defesa.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Outubro Rosa: Mater Dei oferece desconto em mamografia para pacientes com pedido do SUS
16Out

Outubro Rosa: Mater Dei oferece desconto em mamografia para pacientes com pedido do SUS

Campanha da Rede Mater Dei amplia as possibilidades de acesso à mamografia e reforça a importância do diagnóstico...

Música “Vai Casar” é a nova aposta do cantor sertanejo Evandro Jr.
16Out

Música “Vai Casar” é a nova aposta do cantor sertanejo Evandro Jr.

Canção autoral já está disponível em todas as plataformas digitais.

Casa Thomas Jefferson une Cultura Maker e STEAM para transformar a aprendizagem do ensino em inglês
15Out

Casa Thomas Jefferson une Cultura Maker e STEAM para transformar a aprendizagem do ensino...

Na Casa Thomas Jefferson, a integração entre o "fazer" e o "pensamento científico" não é um projeto isolado

Setor de alimentação fora do lar mantém atividade no Triângulo Mineiro, mas enfrenta pressão sobre margens e caixa
14Out

Setor de alimentação fora do lar mantém atividade no Triângulo Mineiro, mas enfrenta...

FINANÇAS

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
CLINICA VIVARIS
Parceiro
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )