Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Governo publica MP que autoriza a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz após inundação histórica no RS

Integra Notícias

Publicidade

Nome do anunciante aqui!
AMANDA PEROBELLI/REUTERS via BBC

OUVIR NOTÍCIA

O Governo Federal publicou uma Medida Provisória (MP) que autoriza a importação, em caráter excepcional, de até 1 milhão de toneladas de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a recomposição dos estoques públicos por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O Estado é o principal produtor do grão no país.

A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial, vale para 2024 e permite a compra por meio de leilões públicos e a preço de mercado. Os estoques serão destinados, preferencialmente, à venda para pequenos varejistas das regiões atingidas pela tragédia.

A Conab é uma empresa estatal que tem como função auxiliar o governo federal na tomada de decisões sobre políticas agrícolas.

 

Os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Agricultura e da Pesca, mediante proposta da Conab, vai definir a quantidade de arroz a ser adquirida e os limites e condições da venda do produto. A Conab também definirá as localidades de entrega do arroz.

O presidente Lula (PT) disse na terça-feira (7) que o Brasil poderia importar arroz e feijão para lidar com prejuízos nas safras. A declaração foi dada durante entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

"Agora com a chuva eu acho que nós atrasamos de vez a colheita [do arroz] do Rio Grande do Sul. Se for o caso para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz, a gente vai ter que importar feijão para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha", disse.

Na terça, Fávaro disse que o arroz deve ser comprado de produtores do Mercosul. "É arroz pronto para consumo, já descascado, para não afetar a relação de produtores, cerealistas e atacadistas."

 

 

Uma das áreas de atuação da Conab é a regulação do abastecimento interno por meio do estoque de produtos, como o arroz, evitando a oscilação dos preços.

 

"[A liberação] não significa que se vai comprar 1 milhão de toneladas, porque como eu disse, o Brasil e praticamente autossuficiente. Não queremos concorrer, abaixar o preço dos produtores, mas não podemos deixar também haver desabastecimento e subirem os preços nas gôndolas dos supermercados"

 

Quando comprado, o arroz será distribuído pelo governo para pequenos mercados, segundo o ministério.

 

O ministro disse ainda que as consequências da calamidade no Rio Grande do Sul podem afetar o resto do Brasil "pela quantidade produzida pelo RS de 70% da demanda brasileira".

Segundo reportagem do g1preocupação com a oferta do cereal existe por causa de 6 fatores:

 

  1. o Brasil consome internamente quase todo arroz que produz e 70% dele vem do RS.
  2. a estimativa era de que, na safra atual, o país somasse 10,6 milhões de toneladas do cereal; com as enchentes no Sul, o montante pode cair para menos de 10 milhões.
  3. antes da chuva histórica, o mercado já previa problemas na oferta de arroz neste ano porque a temporada começou com os menores estoques do grão em quase duas décadas e o plantio no RS atrasou por causa das enchentes de 2023.
  4. a expectativa era de que o RS contribuísse com 7,5 milhões de toneladas nesta safra, mas 800 mil toneladas podem estar agora debaixo d'água.
  5. antes da tragédia, 80% do arroz do estado já tinha sido colhido. Mas alguns silos onde a produção está armazenada também foram atingidos pelas enchentes.
  6. além disso, o estado está com problemas para transportar o arroz que já foi colhido após destruição de estradas.

Fonte

G1
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

PREMIAÇÃO MELHORES DO TURISMO PANROTAS AMADEU 2025 - GRUPO HOME TOUR
17Abr

PREMIAÇÃO MELHORES DO TURISMO PANROTAS AMADEU 2025 - GRUPO HOME TOUR

TURISMO

Profissionais de TI que ainda dependem do Google Tradutor podem estar ficando para trás
17Abr

Profissionais de TI que ainda dependem do Google Tradutor podem estar ficando para trás

Dados recentes apontam que profissionais de TI com fluência em inglês podem ganhar até 170% a mais na média...

Rock ao Piano volta a Uberlândia com edição comemorativa
16Abr

Rock ao Piano volta a Uberlândia com edição comemorativa

A ideia central é unir os universos do Rock e da música de concerto

PRÊMIO ARARA AZUL - HOME TOUR
16Abr

PRÊMIO ARARA AZUL - HOME TOUR

TURISMO

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
ROSANA BARBOSA
Parceiro
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )