Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Guia de educação ambiental une arte e ciência propondo caminhos regenerativos em prol da vida no planeta

Aldair dos Santos

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento é voltado especialmente para educadores, e já está disponível para download gratuitamente.

Os alarmes da ciência não cessam: sete dos nove limites planetários já foram ultrapassados pela ação humana — incluindo o equilíbrio climático e a perda da biodiversidade.

Nesse cenário de urgência, Marco Aurélio Querubim – filósofo, artista, educador e mestre pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS) do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), lança o guia de educação ambiental ‘Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento’.

Ainda jovem, Querubim reuniu crianças e jovens para cantar em Araguari, pequena cidade do interior de Minas Gerais. Daquele gesto singelo nasceu a Cia Cultural EMCANTAR que já alcançou mais de um milhão de pessoas com produtos artísticos, projetos socioeducativos e a criação da Pedagogia do Encantamento, metodologia educacional própria que une arte, educação e desenvolvimento humano.

Entre palcos e salas de aula, Querubim também percorreu, de bicicleta, o equivalente a mais de duas voltas ao redor do planeta em uma jornada pessoal que o permitiu amadurecer a seguinte pergunta: “Como cuidar do que não se ama, como amar o que não se conhece?”

Desta inquietação, nasceram mais três obras que se complementam: o álbum e o espetáculo musical com foco na temática ambiental ‘Abraço no Planeta’, e agora o ‘Guia Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento’.

Um guia que inspira e propõe caminhos práticos de mudança

O guia é um roteiro de experiências estéticas, educativas e éticas voltado especialmente a educadores, mas do qual qualquer pessoa pode se beneficiar. Para isso, basta percorrer, individual ou coletivamente, a trilha proposta que partirá do encantamento pela natureza, passará pelo conhecimento científico e ancestral, e culminará em caminhos práticos de mudança. A mensagem do material é simples e poderosa: para que nosso planeta possa se regenerar, não basta desenvolver, é preciso se envolver.

“Este guia é fruto de 30 anos de vida dedicados à educação socioambiental, à arte e à mobilização coletiva. Mais do que um material de apoio, é um convite, uma proposta para que cada pessoa se envolva, se encante novamente com a vida e atue a partir desse encantamento”, convida Querubim.

O guia já está sendo colocado em prática e os resultados confirmam sua potência: “Sempre ouço falar que temos que cuidar do planeta, mas hoje compreendi o porque realmente temos que cuidar do planeta, e compreender que vivemos num ciclo de vida, onde somos todos responsáveis uns pelos outros, me fez querer fazer a diferença naquilo que me é possível”, relata Cristina Moraes, educadora da rede pública que participou de oficina vivencial do guia.

Para Suzana M. Padua, doutora em sustentabilidade, Co-fundadora e Presidente do IPÊ e Professora da ESCAS, “trata-se de um roteiro que se provou especialmente eficaz ao suscitar transformações surpreendentes nos participantes, não por meio de acusações, culpa ou medo, mas ao aflorar a beleza existente nas pessoas e na natureza. Através da sensibilidade, o Guia desperta a vontade de envolvimento em soluções duradouras”.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Settrim promove 5ª edição do Fórum Jurídico com debates sobre temas que impactam o transporte de cargas
14Nov

Settrim promove 5ª edição do Fórum Jurídico com debates sobre temas que impactam o...

5ª edição do Fórum Jurídico Settrim

Algar e TV Integração firmam parceria inédita para campanha da DTV+
14Nov

Algar e TV Integração firmam parceria inédita para campanha da DTV+

Antecipando o futuro da TV aberta no Brasil, o projeto em conjunto é pioneiro entre uma marca e uma afiliada Globo no...

Prefeitura assina protocolo de intenções para construção inicial de 2,4 mil moradias na região Sul de Uberlândia
12Nov

Prefeitura assina protocolo de intenções para construção inicial de 2,4 mil moradias...

HABITAÇÃO

Depois da campanha, o que fica? PSICÓLOGA THAIZE AMPARADO
11Nov

Depois da campanha, o que fica? PSICÓLOGA THAIZE AMPARADO

PSICÓLOGA THAIZE AMPARADO

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
ROSANA BARBOSA
Parceiro
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )