Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Jovens de Uberlândia apresentam trabalhos de formação em empreendedorismo e arte

Aldair dos Santos

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

Foram mais de 200 horas de trabalho envolvendo 94 jovens, em uma formação que tem o objetivo de dotar cidadãos com uma visão de vida empreendedora.

E o que isso significa?

“Significa dotar estes jovens de uma filosofia de vida que seja funcional para sua emancipação pessoal, social e produtiva”, responde Ludmila França, gerente executiva do IAMAR.O Instituto Alair Martins já capacitou mais de 56 mil jovens com o programa educacional eZAPe! Virtudes Empreendedoras, lançado em 2007 para contribuir com a travessia do jovem entre o mundo da educação e o mundo do trabalho .

Em abril deste ano, o eZAPe! ganhou ainda mais força com a sua integração à Pedagogia do Encantamento, metodologia sistematizada pelo EMCANTAR em 25 anos de experiência com formação educacional para mais de 20 mil pessoas. Juntos, IAMAR, EMCANTAR e Fundação CDL Uberlândia desenvolveram o piloto do projeto ArteMove. Após brilharem na Feira de Empreendedorismo realizada em setembro, os jovens apresentarão em dezembro mais uma parte dos resultados conquistados ao longo de 2021.

“A proposta foi ampliar o desenvolvimento dos alunos trazendo a Cultura como um elemento chave na Educação Empreendedora. A arte move o ser humano quando amplia visões de mundo, mexe com percepções, quebra paradigmas e ajuda a romper limites. E foi assim que viram, na Pedagogia do Encantamento, a resposta para impulsionar a criatividade nos projetos desenvolvidos pelos alunos do eZAPe!”, pontua Ana Lopez, diretora executiva do EMCANTAR.  

Um pouco dos vídeos e da expectativa dos jovens…

Após uma trilha de desenvolvimento distribuída entre oficinas, atividades remotas em plataforma digital, mostra de projetos e apresentações artístico-culturais, os alunos apresentarão três vídeos no canal EMCANTAR do YouTube, como resultados finais do trabalho. Os vídeos ficarão disponíveis também nos canais do IAMAR e da Fundação CDL Uberlândia!

Dia 09 às 19h no canal EMCANTAR no YouTube

Videoclipe Repele – ArteMove

Inspirado pelo universo do cinema e do vídeo, os participantes experimentaram com movimentos de câmera e planos de filmagem, voltando o olhar sobre a própria realidade com recortes do cotidiano.

Poemas de Amor

Um videopoema a partir de três poemas trabalhados ao longo de uma das oficinas. Qualidades de expressão vocal, corporal e emocional a partir de textos poéticos. Essa junção entre literatura e cinema aproxima o espectador dos sentimentos criados.

ZAC Talks

Cena com elementos cômicos a partir da figura do coach e de um jogo de palavras. Em uma palestra sobre tudo que é difícil dizer, nosso palestrante tem algumas dificuldades. Como é se colocar no lugar de quem tem propriedade, e como lidar com essas sensações? Inspirada pelos TED Talks, uma apresentação com falas curtas e que têm como intenção principal propagar uma boa ideia.

“ Foi muito divertido fazer parte de tudo isso. Me trouxe o aprendizado para  aproveitar a vida com muito amor, aguçou a minha criatividade e a vontade de estar sempre buscando soluções. Junto com os arte-educadores e a turma, minhas sexta-feiras foram incríveis! Estou ansiosa para ver o resultado dos vídeos”, destacou a participante do projeto Giovanna Borges.

MAIS SOBRE EMCANTAR: Ao longo de quase 25 anos de história, mais de meio milhão de pessoas já foram encantadas pela Companhia por meio de espetáculos, oficinas de formação com educadores, crianças e adolescentes, além de produtos essencialmente artísticos e potencialmente pedagógicos, como CDs, DVDs e livros. Pedagogia do Encantamento: https://www.emcantar.org/pedagogiadoencantamento

MAIS SOBRE IAMAR: Instituição de natureza educacional, socioambiental e cultural, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP e mantida pelas empresas Martins e Tribanco. Atua desde 2005 com a missão de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da Educação para o Empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preservação ambiental.Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras: http://virtudesqueencaminham.org.br/zape-programa/

MAIS SOBRE FUNDAÇÃO CDL de Uberlândia: Instituição socialmente responsável que oferece desenvolvimento empresarial, social e humano por meio de várias soluções. A fundação foi criada pelo CDL Uberlândia, associação empresarial cujo objetivo é contribuir para o avanço da sociedade e que oferece diversas soluções capazes de aumentar a produtividade e os resultados das empresas.

ArteMove – Cultura e Empreendedorismo

EMCANTAR

Presidência

Marco Aurélio Querubim

Direção Executiva

Ana Lopez

Produção Executiva

Nayara Fernandes e Ioleides Cabral

Coordenação Artístico-Pedagógica

Rafael Michalichem

Arte-educadores

André Salomão, Érika Morais e Luciene Andrade

Direção Administrativa

Carlim Ribeiro

Analista de Comunicação

Mávia Belem

Designer Gráfico

Pablo Mendonça

Edição de Vídeo

Roberto Camargos

INSTITUTO ALAIR MARTINS – IAMAR

Gerente Executiva

Ludmila Monteiro de França

Analista de Programas Sociais

Ana Paula José Pereira

Assistente Administrativo

Tatiane Rosa Silva

FUNDAÇÃO CDL DE UBERLÂNDIA

Gerente Executiva

Bânia Vieira dos Santos Poli

Coordenação Pedagógica

Josiane Dayane Souto da Silva

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

MENINAS, ÓCULOS DE SOL: DICAS E LOOKS PARA SUA INSPIRAÇÃO
20Jan

MENINAS, ÓCULOS DE SOL: DICAS E LOOKS PARA SUA INSPIRAÇÃO

ÓCULOS DE SOL

Fazer Micropigmentação - um sonho, muitas dúvidas - Flávia Goes
20Jan

Fazer Micropigmentação - um sonho, muitas dúvidas - Flávia Goes

Estética

Diretor de gestão do Inep é exonerado após conclusão do Enem 2021
20Jan

Diretor de gestão do Inep é exonerado após conclusão do Enem 2021

Educação

Boletim da Prefeitura de Uberlândia de 19/01/2022; com 2.568 novos casos, cidade quebra recorde pelo 7º dia
20Jan

Boletim da Prefeitura de Uberlândia de 19/01/2022; com 2.568 novos casos, cidade quebra...

COVID-19

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )