Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Lula diz que vai criar a Autoridade Climática para combater aquecimento global e eventos extremos

Integra Notícias

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (10) a criação de uma Autoridade Climática para enfrentar os desafios relacionados ao aquecimento glibal e aos eventos extremos que têm afetado o Brasil.

Segundo Lula, a medida faz parte de um esforço para ampliar e acelerar as políticas públicas voltadas ao combate aos riscos climáticos.

"O nosso objetivo é estabelecer as condições para ampliar e acelerar as políticas públicas a partir do Plano Nacional de Enfrentamento aos Riscos Climáticos Extremos. Nosso foco precisa ser a adaptação e preparação para o enfrentamento a esses fenômenos. Para isso, vamos estabelecer uma autoridade climática e um comitê técnico-científico que dê suporte e articule a implementação das ações do governo federal", afirmou o presidente durante evento em Manaus.

 

O Brasil vive a pior seca em 44 anos, além de estar registrando temperaturas mais altas do que o normal para o período. O cenário tem levado ao alastramento de queimadas em todas as regiões do país, que ameaçam a biodiversidade, enchem o céu de fumaça e, em alguns casos, colocam em risco até a infraestrutura urbana.

A nova autoridade terá como missão coordenar e implementar estratégias de adaptação e mitigação de impactos climáticos, além de promover o alinhamento entre as diferentes esferas do governo.

 

Autoridade foi promessa de campanha

 

A criação da Autoridade Climática foi promessa de campanha do presidente na eleição de 2022, mas não chegou a sair do papel.

Um dos entraves, no início do governo, foi sobre o comando desse órgão e se ele estaria sob o comando do Ministério do Meio Ambiente, da ministra Marina Silva.

 

Queimadas

 

Lula também falou sobre as queimadas que assolam o país.

O governo e órgãos ambientais têm alertado para a origem criminosa da grande maioria desses incêndios.

 
 

"São Paulo ontem [segunda] foi eleita a cidade com a pior qualidade do ar do mundo. A gente pensa que pegava fogo só no Pantanal, na Caatinga, na Mata Atlântica, na Amazônia. Não, pegou fogo em 45 cidades, no mesmo dia, em São Paulo. E esse fogo é criminoso. É gente que está tentando colocar fogo para destruir este país. No Pantanal, 85% das propriedades atingidas são privadas, não são terras públicas", afirmou o presidente.

Lula defendeu punição para os responsáveis.

"Nós precisamos ter consciência que nós precisamos punir quem faz queimada. É proibido fazer queimada em época errada", concluiu.

O presidente alertou para a necessidade de as sociedades estarem cada vez mais preocupadas em combater o aquecimento global.

"A questão climática é a demonstração mais viva que nós, seres humanos, que somos tratados como animais racionais no planeta Terra, somos irracionais pq nós somos os únicos capazes de destruir o local que a gente mora, a água que a gente bebe, estragar a comida que a gente come e matar o semelhante sem nenhuma razão", argumentou Lula.

 

Fonte

G1
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Festival “Todos em Cena” oferece oficinas gratuitas com artistas renomados e especialistas em inclusão e acessibilidade
04Jun

Festival “Todos em Cena” oferece oficinas gratuitas com artistas renomados e...

Programação formativa reúne Samuel de Assis, irmãs Kutner, Grupo Os Menestréis, Marise Nogueira e outros...

Orquestra Brasileira de Cantores Cegos abre programação do Festival Todos em Cena, em Uberlândia
03Jun

Orquestra Brasileira de Cantores Cegos abre programação do Festival Todos em Cena, em...

Formada por 16 cantores cegos da Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo, a Orquestra apresenta um...

Negligência com medicamentos e cuidados básicos está entre as formas mais silenciosas de violência contra idosos
03Jun

Negligência com medicamentos e cuidados básicos está entre as formas mais silenciosas...

JUNHO VIOLETA

Anvisa determina recolhimento de lote de água mineral Crystal após identificação de bactéria
03Jun

Anvisa determina recolhimento de lote de água mineral Crystal após identificação de...

SAÚDE

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
CLINICA VIVARIS
Parceiro
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )