Sinal entra no ar na segunda-feira (10), no canal digital 8.2 UHF vinculado à emissora afiliada Rede Globo. Nele, será transmitido o Escola em casa e outros conteúdos complementares; projeto foi criado durante a pandemia de Covid-19.
A partir da próxima segunda-feira (10), o “Escola em Casa” será transmitido por um novo canal aberto de televisão da Prefeitura de Uberlândia totalmente voltado para a educação municipal. O canal digital 8.2 UHF da TV Integração vai exibir os conteúdos educacionais do “Escola em Casa”, que passa a ter programação diária das 7h às 22h.
O programa teve início em 2020 para fornecer aulas remotas aos alunos da rede municipal durante a pandemia de Covid-19 e continua vigente e de forma mais aprimorada (entenda abaixo).
Para a exibição das aulas, foi criado um subcanal, vinculado à TV Integração, que ganhou a licitação para fornecer o espaço. A produção das videoaulas será feita pelos professores da Rede Municipal de Ensino por meio da plataforma online licitada Xtream Solutions e em um miniestúdio viabilizado pelo Município. O processo será todo coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. O contrato está previsto para vigorar até 31 de dezembro deste ano.
O anúncio do início da operação foi realizado pelo prefeito Odelmo Leão (PP), nesta quinta-feira (6), ao lado da secretária municipal de Educação, Tânia Toledo, e do superintendente da TV Integração, Rogério Nery, bem como de outros diretores da emissora.
“Somos uma das primeiras cidades, senão a primeira cidade de Minas Gerais, a contar com um canal exclusivo, à disposição 24h por dia, para poder garantir educação aos alunos. Mesmo assim que pudermos retornar com as aulas presenciais, o canal continuará como uma importante ferramenta de apoio ao aprendizado”, afirmou Leão.
Aulas diárias
Diariamente, serão disponibilizadas nove aulas inéditas, totalizando 45 videoaulas no mês de maio. Os estudantes da Educação Infantil e do 1° ao 9° ano terão a possibilidade de assistir as videoaulas no turno que estão matriculados na escola (manhã ou tarde). À noite serão exibidas videoaulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja).
Educação Especial
O canal abre espaço também para o “Dialogando com a Educação Especial”, que apresenta conteúdo específico para alunos com deficiência e orientações às famílias. Na programação, haverá material complementar com videoaulas do Programa “Vamos Aprender”, materiais de audiovisual de cunho cultural e educacional das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, assim como conteúdos de transição do Programa “Escola em Casa”, de 2020.
Plataforma e miniestúdio
Outra novidade é que os vídeos serão gravados pelos professores em um miniestúdio montado no Centro Municipal de Estudos e Projetos Julieta Diniz (Cemepe) e publicados na plataforma Xtream Solution, outra empresa vencedora da licitação. A plataforma digital é especializada em oferecer recebimento, gestão, edição, arquivamento e conversão dos arquivos de vídeos para conteúdos televisivos.
Em alguns casos, a Xtreme Solution ainda otimiza processos de gravação excluindo a necessidade de deslocamento dos profissionais aos estúdios, simplificando os processos de gravação dos vídeos, que podem ser feitos em outros locais. A proposta é tornar o conteúdo mais interessante aos estudantes e as produções mais práticas aos professores.
As videaoulas também estarão disponíveis na plataforma para acesso dos estudantes, que utilizarão como usuário o seu número de matrícula na escola e como senha a sua data de nascimento.
Escola em Casa
O programa Escola em Casa teve início no mês de abril de 2020 como um portal online, onde os estudantes da rede municipal de ensino têm acesso gratuito a materiais didáticos diversos durante o período de suspensão temporária das aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19.
Posteriormente, desde o dia 1º de junho, o programa foi expandido para TV aberta com exibição diária de videoaulas gratuitas na TV Universitária e disponíveis, também, no Portal Escola em Casa e no canal do Youtube da Prefeitura de Uberlândia.
Com a finalidade de manter e ampliar as exibições televisivas, a Prefeitura realizou um processo licitatório para contratar uma emissora de TV local, com sinal aberto, para veiculação de videoaulas em canal Full HD, exclusivamente para educação municipal. A empresa vencedora foi a TV Integração, afiliada Rede Globo, que viabilizou um subcanal televisivo exclusivo e com disponibilidade total de até 24 horas diárias. Coube ainda à emissora realizar todo o trâmite necessário para a autorização do canal, assim como o registro e o licenciamento junto ao Ministério das Comunicações, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e demais órgãos reguladores.
Fonte
