Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

'Prévia' do PIB indica expansão de 2,4% no 1º trimestre, a maior alta desde o fim de 2020

Integra Notícias

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

Informação foi divulgada pelo Banco Central. PIB é a soma de todos os bens e serviços no país e serve para medir evolução da economia. Dado oficial será divulgado pelo IBGE em junho.

O Banco Central informou nesta sexta-feira (19) que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), indicou alta de 2,41% no primeiro trimestre deste ano.

O resultado pelo BC foi calculado após ajuste sazonal — uma espécie de "compensação" para comparar períodos diferentes. A comparação foi feita com os três últimos meses de 2022.

  • O dado divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central mostra aceleração da economia brasileira no começo deste ano. Isso porque, no quatro trimestre de 2022, o IBC-BR teve queda de 1,65%.
  • Além disso, a expansão do indicador 1º trimestre de 2023 foi a maior taxa trimestral desde o quarto trimestre de 2020 (+3,93%), ou seja, em pouco mais de dois anos.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. O resultado oficial do período, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será divulgado em 1º de junho.

Se o PIB cresce, significa que a economia vai bem e produz mais. Se o PIB cai, quer dizer que a economia está encolhendo. Ou seja, o consumo e o investimento total é menor. Entretanto, nem sempre crescimento do PIB equivale a bem estar social.

Mês de março

De acordo com o Banco Central, em março deste ano, na comparação com o mês anterior, o IBC-Br registrou uma pequena retração de 0,15%.

De acordo com o Banco Central, o indicador apresentou crescimento de 3,87% na comparação com os três primeiros meses de 2022. E, em doze meses até março, a expansão foi de 3,31%. Nesses casos, o índice também foi calculado sem ajuste sazonal.

PIB X IBC-Br

 

Os resultados do IBC-Br são considerados a "prévia do PIB". Porém, o cálculo do Banco Central é diferente do cálculo do IBGE.

O indicador do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos, mas não considera o lado da demanda (incorporado no cálculo do PIB do IBGE).

O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país. Com o menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente haveria menos pressão inflacionária, o que poderia contribuir para o relaxamento dos juros.

Atualmente, a taxa de juros básica está em 13,75% ao ano, o maior nível em seis anos e meio.

Nas atas do Copom, colegiado do BC que define a taxa de juros, a instituição tem informado que a desaceleração da atividade econômica "é necessária para garantir a convergência da inflação para suas metas, particularmente após período prolongado de inflação acima das metas".

Isso ocorre, na visão do Banco Central, porque existe atualmente "uma dinâmica inflacionária movida por excessos de demanda, inicialmente em bens e que atualmente se deslocou para o setor de serviços".

 

Fonte

G1
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Estilista mineira Maísa Pires lança em Uberlândia o primeiro vestido de LED de Minas Gerais
02Set

Estilista mineira Maísa Pires lança em Uberlândia o primeiro vestido de LED de Minas...

Evento beneficente marcou a nova fase da estilista no universo dos 15 anos e apresentou uma criação que une moda,...

Caso Master arrasta Supremo para o centro da crise e expõe impasse sobre resposta da Corte
02Set

Caso Master arrasta Supremo para o centro da crise e expõe impasse sobre resposta da...

POLÍTICA

02Set

"DICAS PARA ANSIEDADE MINIMALISTA" - PSICANALISTA PRISCILA ALVES

PRISCILA ALVES

Após temporada de sucesso no Rio, “O Deus da Carnificina” chega a Uberlândia com elenco de peso
01Set

Após temporada de sucesso no Rio, “O Deus da Carnificina” chega a Uberlândia com...

Montagem dirigida por Rodrigo Portella reúne Ângelo Paes Leme, Bianca Byington, Thelmo Fernandes e Anna Sophia Folch

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
CLINICA VIVARIS
Parceiro
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )