Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Qual a diferença do exame de Beta HCG e o teste de farmácia?

Integra Notícias

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

O teste de farmácia é uma das primeiras opções que passam pela mente da mulher quando existe a suspeita de gravidez. Porém, na maioria das vezes, para uma confirmação mais “eficaz” é preciso fazer o exame Beta HCG.

Não quer dizer que o teste de farmácia não é confiável. Na verdade, é que o exame Beta HCG é mais seguro, a questão que fica é: Porque ele é mais garantido?

Para explicar a diferença entre o teste e o exame, chamamos a Dra. Renata Souza Tavares Miranda, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Clara. Ela irá falar a diferença entre o exame Beta HCG e o teste de farmácia. Continue lendo para compreender tudo sobre o assunto!

“Resumidamente, o teste de farmácia mede o hormônio na urina, já o beta HCG verifica a quantidade de hormônio na corrente sanguínea. O teste de farmácia pode apresentar um resultado falso-negativo quando é realizado muito cedo, nos primeiros dias da gestação que ainda existem poucas quantidades de hormônio na urina”, explica Dra. Renata.

O que é HCG:
Para chegar ao resultado positivo ou negativo sobre a gravidez, os exames utilizam uma fração do hormônio gonadotrofina humana (HCG), que é produzido durante a gestação.

Primeiramente, esse hormônio aparece na urina e é secretado pelo trofoblasto, estrutura do embrião que faz a ligação com útero e posteriormente dá origem à placenta. Dessa forma, o HCG é evacuado no momento do encontro entre o embrião e o útero, que acontece cinco dias depois da fecundação.Ou seja, para descobrir se a pessoa está grávida é necessário verificar os níveis desse hormônio no sangue, que é elevado a cada 48 horas. Por exemplo, se a mulher estiver na quinta semana de gestação os níveis estão acima de 100 mUI/ML.

Ou seja, para descobrir se a pessoa está grávida é necessário verificar os níveis desse hormônio no sangue, que é elevado a cada 48 horas. Por exemplo, se a mulher estiver na quinta semana de gestação os níveis estão acima de 100 mUI/ML.

Teste de Farmácia x Exame Beta HCG

O teste de farmácia é o mais popular, visto que ele é mais simples e o resultado é imediato. Entretanto, o exame Beta HCG, traz mais informações referentes a saúde da gestante. Desse modo, ambos têm objetivos diferentes para a mulher.

Teste de Farmácia:

No teste de farmácia, existe uma análise qualitativa, o teste não fala exatamente a quantidade do hormônio presente no corpo da mulher. Dessa forma, basta a mulher urinar em uma fita reativa, ou colocar em contato com a urina para saber o resultado.

Os resultados podem aparecer da seguinte maneira:
Resultado Positivo: significa que a mulher está grávida·

Duas listras;

· Duas listras, com a segunda borrada (indica pouca quantidade do hormônio);
· Uma linha muito escura;
· Mostra o símbolo “+” (positivo);·

O uso da palavra “Grávida” (sem mostrar o número de semana).

Resultado Negativo: significa que a mulher não está grávida·

Uma listra;

Uma linha sem alteração na cor/intensidade;

 Mostra o símbolo “-” (negativo);


· O uso das palavras "não-grávida."

Exame de Beta HCG:
Já no exame Beta HCG, que é quantitativo, considerado o mais confiável pois nos dá os dados específicos da quantidade de hormônios, indicam o número de semanas e até apontam problemas que a gravidez pode ter usado um teste do sangue.

“Outro ponto importante é que o exame beta HCG de sangue é bastante sensível. Dessa forma, é possível detectar a gravidez até 5 dias antes da data marcada para a próxima menstruação, ou 10 dias depois da fecundação do óvulo”, explica Dra. Renata.

Em um exame os resultados podem vir da seguinte maneira:
· Menos de 5 mlU/ml o resultado é negativo, descartando gravidez;

· Entre 5 e 25 mlU/ml o resultado é indefinido. Dessa forma, pode ser uma gravidez recente e que ainda não houve tempo para detectar o hormônio. Também existem casos negativos. Quando acontece a recomendação é esperar de 3 a 5 dias para refazer o exame.

· Acima de 25 mlU/ml o resultado é positivo, e indica gravidez.

Portanto, percebemos que a diferença é mais sobre o quão completo o exame é. O teste de farmácia é utilizado mais para acalmar a ansiedade das mulheres com suspeitas de gravidez, enquanto o Beta HCG passa informações mais detalhadas.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte

REDAÇÃO KOMPLETA
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

MENINAS, ÓCULOS DE SOL: DICAS E LOOKS PARA SUA INSPIRAÇÃO
20Jan

MENINAS, ÓCULOS DE SOL: DICAS E LOOKS PARA SUA INSPIRAÇÃO

ÓCULOS DE SOL

Fazer Micropigmentação - um sonho, muitas dúvidas - Flávia Goes
20Jan

Fazer Micropigmentação - um sonho, muitas dúvidas - Flávia Goes

Estética

Diretor de gestão do Inep é exonerado após conclusão do Enem 2021
20Jan

Diretor de gestão do Inep é exonerado após conclusão do Enem 2021

Educação

Boletim da Prefeitura de Uberlândia de 19/01/2022; com 2.568 novos casos, cidade quebra recorde pelo 7º dia
20Jan

Boletim da Prefeitura de Uberlândia de 19/01/2022; com 2.568 novos casos, cidade quebra...

COVID-19

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )