Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Reabsorção radicular - CEDDRO Radiologia e Tomografia Digital

Integra Notícias

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

  • De acordo com a Associação Americana de Endodontia, a reabsorção radicular é definida como uma condição decorrente de processo fisiológico ou patológico e que resulta na perda de dentina, cemento ou osso.

  • Dito isso, a reabsorção radicular pode ser classificada em interna ou externa a depender do local de acometimento. 

 

Fonte: https://www.dentalis.com.br/blog/quantos-dentes-uma-pessoa-deve-ter/ 

 

      Reabsorção radicular interna

  • Consiste em um processo de reabsorção que se inicia na face interna da cavidade pulpar com perda de dentina. 

  • Sua causa pode estar associada a traumas, pulpites, cárie e restaurações muito profundas. 

  • Como, na maioria das vezes, é assintomática, costuma ser detectada em exames radiográficos de rotina. 

  • Radiograficamente, nota-se uma expansão dos limites pulpares, haja vista que o contorno radiolúcido (escuro) adquire um aspecto arredondado em determinadas regiões. 

 

Fonte: https://angelus.ind.br/assets/uploads/2020/12/CC123-Reabsorcao-Radicular-Interna-Relato-de-um-caso.pdf

 

Reabsorção radicular externa

  • Consiste em um processo de reabsorção que se inicia na superfície radicular com perda de tecido mineralizado. 

  • Sua causa é muito variada, podendo estar relacionada à movimentação ortodôntica, cirurgia ortognática, tratamento periodontal, clareamento de dentes sem vitalidade pulpar, infecções debilitantes e, até mesmo, ter origem idiopática. 

  • Na maioria das vezes é assintomática, mas, em alguns casos, pode-se encontrar ligeira mobilidade e sensibilidade à percussão. 

  • Radiograficamente, nota-se que o contorno radiolúcido (escuro) da raiz adquiriu um aspecto irregular. Além disso, é possível perceber uma diminuição na altura da raiz em questão quando comparada às demais. 

 

Fonte: https://www.scielo.br/j/dpjo/a/hSvgkGQqS6hbgQKkYcNpqdP/?lang=pt&format=pdf

 

Tomografia computadorizada de feixe cônico

 

  • Em muitos casos, as radiografias periapicais não permitem um diagnóstico seguro das reabsorções dentárias, pois, por ser um exame bidimensional de estruturas tridimensionais, observa-se muita sobreposição nas imagens.

  • Levando isso em consideração, as tomografias computadorizadas de feixe cônico, mostram-se como uma boa alternativa, haja vista que exigem uma baixa dose de radiação e que têm melhor precisão e resolução. Além disso, há uma eliminação das sobreposições, o que se deve ao fato de as tomografias computadorizadas fornecerem imagens tridimensionais de estruturas também tridimensionais.

 

Reabsorção radicular interna – Tomografia Computadorizada 

 

Fonte: https://angelus.ind.br/assets/uploads/2020/12/CC123-Reabsorcao-Radicular-Interna-Relato-de-um-caso.pdf

Reabsorção radicular externa – Tomografia Computadorizada 

 


Fonte: https://implantnewsperio.com.br/reabsorcao-radicular-requer-atencao-especial/

Fonte

CEDDRO Radiologia e Tomografia Digital
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Professor do Gabarito participa de imersão científica no CERN, na Suíça
19Out

Professor do Gabarito participa de imersão científica no CERN, na Suíça

Selecionado para a Escola de Professores de Física no CERN, professor Danillo integrou grupo de 20 educadores...

Veja o que é #FATO ou #FAKE nas falas de Flávio Bolsonaro e Lula no debate da Band no 2º turno das eleições 2026
19Out

Veja o que é #FATO ou #FAKE nas falas de Flávio Bolsonaro e Lula no debate da Band no...

DEBATE BAND

Outubro Rosa: Mater Dei oferece desconto em mamografia para pacientes com pedido do SUS
16Out

Outubro Rosa: Mater Dei oferece desconto em mamografia para pacientes com pedido do SUS

Campanha da Rede Mater Dei amplia as possibilidades de acesso à mamografia e reforça a importância do diagnóstico...

Música “Vai Casar” é a nova aposta do cantor sertanejo Evandro Jr.
16Out

Música “Vai Casar” é a nova aposta do cantor sertanejo Evandro Jr.

Canção autoral já está disponível em todas as plataformas digitais.

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
CLINICA VIVARIS
Parceiro
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )