Integra Notícias - Sua fonte de notícias de Uberlândia e Região

Notícia

Tempo seco pode agravar quadros respiratórios; veja dicas de como enfrentar a baixa umidade do ar

Integra Notícias

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

OUVIR NOTÍCIA

Inmet emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar para os próximos dias para áreas em 16 estados e mais o DF. Manter-se hidratado é o melhor remédio contra o tempo seco.

Em meio a uma nova onda de calor que afeta todo o país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar para os próximos dias. O aviso vai até quinta-feira (21). Segundo o órgão, o índice deve ficar entre 20% e 30% em várias regiões brasileiras (veja mapa abaixo).

Inmet alerta para baixa umidade do ar até 21 de setembro — Foto: Ighor Jesus/Arte g1

Inmet alerta para baixa umidade do ar até 21 de setembro — Foto: Ighor Jesus/Arte g1

A umidade do ar estará baixa em localidades espalhadas por 16 estados e mais o Distrito Federal:

 

  • Alagoas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Maranhão
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio Grande do Norte
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Pará
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins

????????? E qual a relação da baixa umidade com a nossa saúde? O tempo seco pode levar a problemas respiratórios, cansaço, dor de cabeça, narinas e olhos ressacados. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros.

???? Por que sentimos desconfortos respiratórios quando o tempo está seco? Isso acontece porque um dos mecanismos de defesa que temos para as vias aéreas é o muco. Com o ar seco, esse muco também seca e isso piora a obstrução.

O melhor remédio para a secura é ingerir bastante líquido. Por isso, idosos e crianças tendem a sofrer mais quando a umidade do ar está mais baixa, já que esquecem de beber água com frequência.

Dicas para enfrentar o tempo seco

 

 

  • Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
  • Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído.
  • Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia.
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
  • Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
  • Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.

Caso a pessoa apresente tosse intensa, aumento de catarro, chiado e falta de ar, é recomendável procurar atendimento médico.

 

No vídeo abaixo, o g1 explica se a emissão de poluentes pode prejudicar a beleza do nascer e pôr do sol, deixando-os menos brilhantes e intensos.

 

Fonte

G1
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Estilista mineira Maísa Pires lança em Uberlândia o primeiro vestido de LED de Minas Gerais
02Set

Estilista mineira Maísa Pires lança em Uberlândia o primeiro vestido de LED de Minas...

Evento beneficente marcou a nova fase da estilista no universo dos 15 anos e apresentou uma criação que une moda,...

Caso Master arrasta Supremo para o centro da crise e expõe impasse sobre resposta da Corte
02Set

Caso Master arrasta Supremo para o centro da crise e expõe impasse sobre resposta da...

POLÍTICA

02Set

"DICAS PARA ANSIEDADE MINIMALISTA" - PSICANALISTA PRISCILA ALVES

PRISCILA ALVES

Após temporada de sucesso no Rio, “O Deus da Carnificina” chega a Uberlândia com elenco de peso
01Set

Após temporada de sucesso no Rio, “O Deus da Carnificina” chega a Uberlândia com...

Montagem dirigida por Rodrigo Portella reúne Ângelo Paes Leme, Bianca Byington, Thelmo Fernandes e Anna Sophia Folch

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
CLINICA VIVARIS
Parceiro
Karen e Solange Salão
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )